Música – Bacharelado – Habilitação Música Popular Brasileira – Arranjo Musical – Unirio, Rio de Janeiro, RJ
Escolaridade 2° grau concluído no Colégio Ponto de Ensino –
Especialidades Professor, percussionista, arranjador, compões trilhas e faz trabalhos de direção musical. Ministra aulas sobre o método d ́O Passo,de percussão, de piano e percepção musical para todas as faixas etárias, tanto particular quanto para grupos.
Músico
Mateus dirige e participa de diversos grupos. Abaixo alguns dos principais em que está atualmente:
[Bloco d’ O Passo] Integrante e assistente Bloco d’O Passo de direção do grupo de percussão , dirigido Lucas Ciavatta por , desde 1999, com o qual participou de diversas temporadas: Dez apresentações no Centro Cultural Banco do Brasil em maio de 1999; fim de semana no Teatro Carlos Gomes em 2001; mais de trinta apresentações pelo Projeto Ciranda Cultural, da Prefeitura do Rio de Janeiro entre 2003 e 2005; Participação do 51° Congresso Nacional de Aeronáutica (Rio Centro); Viajou em Novembro de 2009 para Lons lê Saunier, onde se apresentou no “3ème édition du Festival vocal de Lons le Saunier – Le Fruit des Voix” e shows no CFMI (Centre de Formation de Musiciens Intervenant à l’école) – Lyon, na Epicerie Moderne em Feyzin e no Espace Ravi Prasad em Toulouse, onde trabalhou com o Maestro Eduardo Lopes. Além de diversos espaços como: Sala Cecília Meirelles em 2007; Sala Baden Powell em 2008; Teatro do Jóquei; Centro Cultural Sérgio Porto; entre muitos outros.
[Bloco do Sargento Pimenta] É fundador, diretor musical e percussionista do Bloco do Sargento Pimenta, bloco de carnaval que surgiu em 2011 e, desde então é sucesso no Brasil e no exterior. Com o grupo se apresentou em grandes eventos como: Reveillón de Copacabana 2011-2012 e TEDx Rio 2012. E já deixaram sua marca em espaços como Fundição Progresso, Vivo Rio, Metropolitan, entre muitos outros espaços no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, São Paulo etc. Além disso, o grupo participou de vários eventos das Olímpiadas 2012 em Londres. Shows do grupo e um desfile junto ao grupo Monobloco e percussionistas ingleses pelas ruas de Londres fizeram a programação do Sargento em solo Londrino. Mateus Xavier foi responsável por coordenar algumas oficinas para os músicos ingleses e por fazer alguns arranjos de percussão e sopros para o evento. Isso tudo sem contar o carnaval, onde o grupo arrasta cerca de 125.000 pessoas às ruas do Rio de Janeiro, todo ano, na segunda-feira de carnaval.
[Bloco Pipoca & Guaraná] O bloco Pipoca & Guaraná foi fundado por Mateus Xavier em 2012 e cativa a todos que vêem e participam com seu clima descontraido aliado à séria proposta artística e educacional. Com o Bloco Pipoca & Guaraná, Mateus já se apresentou em palcos que vão desde a Fundição Progresso até teatros da rede SESC. O Grupo também realiza carnavais anualmente desde 2013, criando um espaço que busca descentralizar o carnaval carioca, realizando seus eventos em espaços da Zona Norte, e criar uma possibilidade de carnaval em que a família possa ir junta e todos aproveitarem o desfile.
[Cria] É músico instrumentista e arranjador do projeto CRIA, dirigido por Vinícius Castro, que faz músicas infantis e lançou seu primeiro disco, indicado ao Prêmio da Música Brasileira como melhor disco infantil de 2014.
[Ordinarius] Grupo vocal, criado em 2009 no qual Mateus é o percussionista oficial desde sua fundação. Mateus gravou os dois discos do grupo e acompanha shows e turnês como o projeto ‘Repertórios’ do SESI-RJ e o concurso Brasil Vocal, no qual foram eleitos o melhor grupo vocal do Brasil em 2014. Mateus participou também dos shows e oficinas do grupo em Frankfurt e Colônia, na Alemanha, em 2013.
Participações com outros grupos
Festival Café, Cachaça e Chorinho, com Duo Sacopã; Participação do show Sonâmbulos, com os compositores Thiago Amud e Edu Kneip; Em Maio de 2009, show com Mariana Baltar no Hotel Hilton, em Veneza, Itália; shows em espaços como Copacabana Palace, Madame Vidal, Casas Casadas, Mangue Seco, Democráticos, Centro Cultural Maurice Valansi, Sofitel, Sesc Tijuca, Sesc Nova Friburgo, Sesc São João de Meriti, Cinemathèque Jam Club, lonas culturais Elza Osbourne, Jacarepaguá, Gilberto Gil, etc.
Dirigiu o grupo de percussão Baque Coletivo formado somente por músicos e atores profissionais e que se apresentou, entre vários outros lugares, no Pier Mauá dentro do encontro de orquestra na projeto ‘Noites Cariocas’.
Já tocou com grupos como Cantaventos, Réus Confessos, Sonâmbulos, Vivalabuta etc e artistas como Denise Kramer, Marcos Ozellin, Mariana Benjamin, Eliza Lacerda, Matheus VonKruguer, João Bernardo, André Muato, Gabriel Versiani etc.
Participou de alguns musicais como “A Árvores dos Mamulengos”, com direção de Simone Kalil, “Calabar”, com direção de Jefferson Almeida e Your Song, com direção de Hanna Jacques. Gravou em discos da Xuxa, de Vinícius Castro, da banda 7 por meia dúzia, do grupo Viva Labuta, da cantora Luiza Sales, do compositor Luiz Morais além de inúmeras gravações independentes.
Já trabalhou com músicos como Ary Sperling, Josimar Carneiro, Marcelo Caldi, Gabriel Geszti, Marcílio Lopes, Rui Alvim, Paulão 7 Cordas, Pedro Miranda, Eduardo Lopes, Carlos Malta, entre outros.
Professor
Professor do método O Passo no Colégio Pequena Cruzada, de 2006 a 2007; Professor no Projeto Hora Extra no Colégio Oga Mitá, em 2008; Professor do método O Passo no Centro de Detenção para Menores Infratores – Escola João Luis Alves, em 2007; Professor do curso d ́O Passo na escola de Teatro da Unirio dentro do projeto de extensão ‘Batucantá na Unirio’, em 2007 e 2008; Como Professor do curso d ́O Passo no projeto Tim Música nas escolas em 2009 e 2010; Professor do curso d ́O Passo (entre2008 e 2011) e de Teoria (2007 a 2008) da Maracatu Brasil; Professor o Curso Preparatório para o Vestibular de Música na Maracatu Brasil, em 2012; Professor do Bloco da Maracatu Brasil ao lado do mestre de bateria Odilon Costa em 2010; Professor de percussão no BNDES ao lado do mestre de bateria Odilon Costa entre dezembro de 2010 e junho de 2011. Passou a ter sua própria turma em 2012; Professor do workshop sobre O Passo na Universidade Federal de São Carlos – SP; É coordenador e professor da oficina de percussão do Bloco do Sargento Pimenta desde a criação, em 2011; Também coordena a oficina do Bloco Pipoca & Guaraná, na COART – UERJ. Professor d’O Passo no núcleo de dança da Maré, através do programa REDES entre 2011 e 2012. Além de ser professor particular d ́O Passo, de Percussão, Teoria musical, percepção musical e Piano;
Outras Atividades
Dirigiu a Pequena Orquestra, formada por alunos da UNIRIO entre 2008 e 2009. Foi diretor o grupo de percussão e canto Baque Coletivo, formado por músicos e atores. É diretor musical e arranjador do show O Batizado, da cantora Marília Schanuel e dirigiu a gravação de seu EP de mesmo nome.
É diretor musical do show da cantora Luiza Toledo. Trabalhou com o grupo Intrépida Trupe em 2012 na montagem do espetáculo Ao Vento. Compôs a trilha do curta Vestígios de Daniel Terra, junto com Vinícius Castro. Compôs também a trilha do curta Glória Aparecida, de Ana Clara Ribeiro. É coordenador musical do Congresso de Dança Moderna, além de atuar como músico e professor.
Aluno
Workshops de pandeiro com Marcos Suzano, em 2006, 2009 e 2011. Worshop de percussão com Giovanni Hidalgo, em 2007; Worshop de percussão com Stomp, em 2008; Foi aluno de piano e arranjo do professor Flávio Paiva, entre 2000 e 2009. Aluno de canto da professora Maíra Martins durante todo o ano de 2010. Foi aluno de repique de CA Ferrari, do Monobloco em 2013. É aluno de canto da professora Taiana Machado desde janeiro de 2014. Além de sido aluno na Unirio com Josimar Carneiro, Luiz Otávio Braga, Roberto Gnattali, Carlos Alberto Figueiredo, Rodolfo Cardoso, entre muitos outros. Agosto/2016